Aulas da Escolinha de Triathlon em Itu incluem conteúdo teórico e psicologia

Objetivo do projeto é o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte

 

Para os triatletas mirins de Itu, a rotina de treinos combina exercícios de natação, ciclismo e corrida com muita conversa. Explicações sobre técnica, curiosidades do esporte, necessidades e motivações individuais de cada aluno estão sempre presentes nas aulas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O objetivo principal é desenvolver crianças e adolescentes por meio do esporte.

Além dos professores, as conversas muitas vezes contam com o reforço de profissionais especializados. Em Itu, os alunos e seus familiares puderam fazer, na última semana, uma roda de diálogo com um psicólogo esportivo e um fisioterapeuta esportivo.

“Começamos a introduzir o papel da psicologia no esporte, para os alunos e seus pais. E o fisioterapeuta falou sobre a importância da postura, as lesões no esporte, como trabalhar a cabeça e o corpo para enfrentar um treino um pouco mais forte. Foi um papo bem legal”, conta o professor Thiago Mantovani.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões