A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Família de triatletas: Irmãos Mazorca, da Escolinha de Triathlon, brilham em competições nacionais
A formação de novos talentos do triathlon transformou a Escolinha de Triathlon Formando Campeões em referência nacional. O projeto mira no futuro do esporte mantendo viva a paixão pelo “nada, pedala e corre” entre as crianças paranaenses nas categorias de base, e, muitas vezes, acaba envolvendo toda a família. Foi assim com as irmãs Alice e Maria Fernanda Forti Tinelli, hoje fortes representantes femininas da modalidade no País. Agora a história se repete com os irmãos João Vítor e Miguel Mazorca, destaques no Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil deste ano.
Os irmãos Mazorca foram ao pódio nas duas primeiras etapas do Brasileiro Infantil 2018. Em Florianópolis, João Vítor ficou com o bronze na categoria 13 anos, enquanto Miguel conquistou a prata na categoria 10 anos. No último final de semana, em Palmas, Tocantins, os dois faturaram mais duas medalhas de prata.
“Os dois estão evoluindo muito. O João está cada dia melhor na bike, baixando seus tempos. Precia melhorar na natação e principalmente na corrida. Já o Miguel vem evoluindo em todos os aspectos. Melhorou muito na bike, na natação e na corrida. Apesar de ter dez anos, já faz os mesmos tempos dos garotos de 11, 12 anos, e consegue acompanhá-los”, analisa o treinador Ronaldo Mateus.
O segredo, para o coordenador do projeto Ricardo Júnior Cardoso, é a paixão pelo esporte. “O Miguel e o João Vítor são dois irmãos que adoram o triathlon. São ainda muito novos, e têm um caminho de evolução pela frente, mas demonstram prazer no que fazem e isso lhes trará bons frutos. Eles vêm se destacando tanto nas provas como nos treinamentos, com muita disciplina e comprometimento, e já conseguiram bons resultados, com marcante presença nos pódios”, aponta Ricardo.
João Vítor e Miguel conheceram o triathlon por meio do pai, João Alberto Mazorca, ele também um triatleta. “Sou triatleta há 15 anos, já fui campeão brasileiro em 2012. Ainda hoje, pratico intensamente o esporte e estou cada vez mais envolvido com ele pelos meus filhos”, conta João Mazorca. “Os dois sempre me acompanharam nas provas, me buscavam na corrida para finalizar junto comigo. Quando tive uma lesão, precisei vender alguns equipamentos e aí eles despertaram mesmo para o triathlon.”
Os irmãos entraram para a Escolinha de Triathlon Formando Campeões há um ano e meio. Desde então, seguem evoluindo. “O ponto forte deles é a cabeça. Os dois são muito determinados, não quebram fácil”, orgulha-se o pai. A rotina bem organizada de uma casa de triatletas, ajuda a manter o desempenho nas provas. Mas, para João Alberto Mazorca, o principal objetivo deve ser o prazer em praticar o esporte.
“Entre os atletas mais experientes da Escolinha, fala-se muito em objetivos olímpicos, é o sonho de todo atleta de elite. Mas eu espero que o João Vítor e o Miguel continuem tendo prazer em ir para os treinos, com os amigos do projeto, brincando, comentando sobre pace, estudando, lendo. Eles têm suas próprias metas, mas eu quero mais é que eles divirtam-se com o esporte, e os resultados acabam aparecendo”, destaca o pai.
Atualmente, a Escolinha recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.