Triatleta mirim de Itu é exemplo de superação por meio do esporte

Com ajuda de professor, triatleta mirim enfrenta problemas de saúde decorrentes de uma leucemia

 

Mais do que ensinar, acolher. Essa é a regra na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Itu. E fez toda a diferença na vida do pequeno João Guilherme Casseta, de 9 anos, e sua família. Recuperado de uma leucemia e ainda com limitações físicas, João encontrou nos professores do projeto o apoio para enfrentar o momento delicado.

João chegou à Escolhinha de Triathlon há quatro meses para “gastar energia”. Hiperativo, inspirou-se num primo personal trainer e quis nadar, pedalar e correr. Quem olha para ele não percebe, mas o triatleta mirim travou batalhas por sua saúde desde muito cedo. Infecções constantes como bronquiolite e meningite, levaram ao diagnóstico de leucemia já aos dois anos. Foi considerado curado com 4 anos, mas ainda requer cuidados especiais. Há poucos dias, descobriu um nódulo no joelho, sem diagnóstico definitivo. E recebeu do professor Thiago Mantovani uma ajuda fundamental.

“O professor Thiago tem uma atenção enorme com o João. Quando descobrimos essa massa no joelho dele, o médico disse para suspender todas as atividades físicas, por precaução, e buscar o diagnóstico de um especialista. O João começou a chorar, ficou muito triste”, conta a mãe, Elis Regina da Silva Casseta, de 39 anos. “Mas o Thiago nos tranquilizou, nos deu muita força. Sugeriu que ele seguisse fazendo algumas atividades na piscina, para ocupar a cabeça. E disse para ele continuar frequentando a Escolinha mesmo quando não puder fazer exercícios, só para ficar junto dos professores e dos colegas. Isso é importante porque o João adora o professor e a Escolinha.”

A rotina na Escolinha de Triathlon também influencia no comportamento de João. Muito inteligente, ele se destaca pela educação e gentileza, retribuindo a atenção do professor com uma grande vontade de ajudar em todas as tarefas.

“Ele é de uma educação que não tem tamanho, é uma criança incrível. Toda hora oferece ajuda, quer estar junto em todas as atividades. E me emocionei com a história dele. A natação vai ajudar muito nesse momento, para ele se manter em movimento de uma forma segura”, destaca o professor Thiago Mantovani. Em casa, João também se mostra prestativo e muito apegado aos pais, mas perde a concentração com mais facilidade. “Aqui ele é elétrico, não para um minuto. Na Escolinha, parece outra pessoa”, acrescenta a mãe, Elis.

Os próximos passos são incertos. João ainda passará por outras consultas e exames, para receber um diagnóstico definitivo e o tratamento correto. Mas já tem uma certeza: quer ser triatleta profissional. “Ele se cansa muito fácil, não tem a força de uma criança normal, e eu digo que é só questão de tempo, para criar força. Tento explicar esses problemas de saúde de uma forma mais leve. Ele sabe das nossas lutas. Eu sempre falo que ele tem que aproveitar o máximo da escola, dos treinos, e que sempre vou incentivar e ajudar em tudo o que puder”, diz Elis.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões