Mountain bike conquista crianças de Curitiba

Escolinha de MTB celebra adesão maciça dos alunos e evolução física e psicológica

 

O MTB ganhou um espaço definitivo na rotina das crianças de Curitiba. Prestes a completar um ano, a Escolinha de Mountain Bike Formando Campeões viu os alunos voltarem do período de férias com os treinos em dia e comprometidos com a sua evolução na modalidade. Mais do que devolver à garotada o gosto por pedalar, o projeto ensinou a importância e os benefícios de levar uma vida saudável, com a prática de esportes.

Iniciada em março de 2021, a Escolinha de Mountain Bike promove aulas regulares ao ar livre para crianças entre 7 e 15 anos. Além das técnicas de ciclismo, os treinos incluem fortalecimento muscular e exercícios funcionais. Parte do sucesso do projeto é o dinamismo das atividades, que mudam de acordo com o desenvolvimento dos alunos, oferecendo novos percursos de bike nos arredores da sede na clínica Incorp, novos desafios e estímulos variados.

“Sempre vamos reestruturando os exercícios de acordo com a evolução das crianças, para não cair na rotina. E a resposta tem sido excelente. Os alunos voltaram das férias com um ótimo desempenho físico. Isso é reflexo da dedicação deles aos treinos mesmo nesse período de descanso, quando é comum as famílias viajarem”, destaca a coordenadora Karla Simas, fisioterapeuta à frente da clínica Incorp, especializada em ortopedia esportiva.

Disciplina como chave do sucesso

De acordo com Karla Simas, a disciplina é a principal responsável por garantir o esporte na vida das crianças e adolescentes. “O esporte é uma construção diária, é o trabalho constante para conquistar habilidades físicas”, explica. “A disciplina ajuda a criança a assimilar a rotina de exercício e aprender a se dedicar.”

Na Escolinha de Mountain Bike Formando Campeões, a disciplina anda lado a lado com a segurança. Os alunos contam com monitores à frente do grupo e fechando a fila, durante os treinos em vias públicas. As bikes são apropriadas para o tamanho de cada aluno, evitando o desgaste físico.

“O mountain bike é um esporte que não tem impacto nem sobrecarga, é muito bem aceito pelo corpo. Por isso, é uma atividade ótima para as crianças deixarem o sedentarismo e se manterem ativas”, reforça Karla Simas.

 

A Escolinha de Mountain Bike é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Associação Curitibana Desportiva. Os patrocinadores são Electrolux e Thales.