A manhã deste sábado (14/12) foi de celebração e muita união para os…
Triatleta mirim de Caucaia é exemplo de determinação no esporte e nos estudos
Uma das menores e mais jovens alunas ganha destaque na Escolinha de Triathlon Formando Campeões
Ela é a menorzinha da turma e uma das mais novas, com apenas oito anos. Mas o tamanho não esconde a determinação e postura de atleta. Laura Lia dos Santos Verçosa já superou vários desafios na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. E, com sua espontaneidade e alegria, conquistou o posto de destaque do projeto entre as meninas.
Laura é um bom exemplo de como o esporte e a educação podem formar uma dupla imbatível. A paixão pela atividade física está no DNA da família. Além dela, a irmã Vitória também está na Escolinha de Triathlon, assim como os primos Jailson e Jackson, com quem Laura se parece tanto pelo tamanho como pela determinação em aprender. Já a dedicação aos estudos, equilibrando treinos e tarefas da escola com a mesma responsabilidade, é herança da mãe, a professora Arliene dos Santos Costa.
“Quando levei a Laura e a Lia para conhecer o projeto, de cara elas pediram para participar. A Laura entrou um pouco mais tarde, devido à idade, e até chorou de emoção quando a treinadora Leidy confirmou que ela já poderia participar. Diz que vai ser triatleta”, conta a mãe, Arliene. “A Laura também tem boas notas em todas as matérias, e manteve o rendimento mesmo com a pandemia. Mas não vê a hora de voltar para a escola. Ela é muito confiante e comunicativa, se dá bem com todos.”
Campeã em superar desafios
No início das aulas, Laura precisou se adaptar ao tamanho maior da bike profissional, mas dominou rápido, mostrando habilidade no pedal. Ela vinha se desenvolvendo na modalidade desde 2019, graças a um professor amigo da família, que sempre acompanhou o rendimento escolar das duas irmãs e as presenteou com as primeiras bicicletas. Também superou o tamanho da piscina, grande para ela até na parte mais rasa, e logo evoluiu na natação.
“Nos encantamos com a espontaneidade e alegria da Laurinha logo no primeiro dia. E ela vem se destacando cada vez mais nas atividades. A força de vontade dela é imensa. Hoje ela nada sozinha, sem precisar de qualquer acessório. Tem muita habilidade com a bike, e evoluiu bastante na corrida”, enumera a professora Leidy Serafim, destacando a presença e apoio da mãe como fundamental para o seu desenvolvimento. “A Arliene está sempre presente, seja na escola ou no treino. Isso faz toda a diferença na sua evolução. A Laura está no caminho certo, e no futuro poderá nos representar nos grandes eventos esportivos.”
Para Arliene, a formação de Laura no esporte deve vir acompanhada de uma boa formação acadêmica. “É um sonho ver ela formada, assim como a irmã. Quero vê-la se destacando no triathlon e também na sociedade.”
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Além dos exercícios físicos, os professores também transmitem aos alunos valores como disciplina, foco, respeito e dedicação aos estudos.
Esse também é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido.
A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões