Gincana com ação social marca férias dos triatletas mirins de Itu

Ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em seu segundo ano no interior paulista, reúne aulas lúdicas e ajuda a moradores de rua

 

Um camping de férias marcará o início do segundo ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu. Para manter as crianças em atividade durante o recesso escolar, o projeto terá aulas mais lúdicas. A programação inclui até uma gincana, com propósito social: arrecadar mantimentos para moradores de rua enfrentarem o inverno rigoroso no interior paulista.

Em meio à diversão, o projeto segue o seu objetivo de formar cidadãos, incutindo nos alunos a responsabilidade social. Assim, a gincana promoverá uma disputa entre turmas. Os alunos arrecadarão cobertores, agasalhos, meias, toucas e produtos de higiene pessoal, valendo pontos para cada item doado. A presença em aula também valerá pontos. Ao final, a turma com a maior pontuação ganhará um prêmio surpresa.

“Será uma espécie de colônia de férias voltada para o triathlon, com foco social. Todas as peças que os alunos arrecadarem vão para um grupo aqui de Itu que ajuda moradores de rua, o Anjos do Resgate, principalmente nessa época de muito frio. Vamos ajudar a quem precisa”, destaca o professor Thiago Mantovani.

Desafio de triathlon

O núcleo de Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões comemorou seu primeiro ano de atividades agora em julho. Para marcar a data, os alunos encararam um simulado de triathlon, com 2 minutos de “natachão”, 1.500 m de ciclismo e 400 m de corrida. O circuito foi montado dentro do Estádio Novelli Júnior, ao lado do Conjunto Aquático Fiori Marcello Amantéa, onde são realizadas as aulas. Para os alunos, foi a primeira experiência de competição.

O evento contou com a participação do padrinho e idealizador do projeto, Juraci Moreira, ex-triatleta com participação em três Olimpíadas e hexacampeão brasileiro. No final do simulado, ele entregou aos alunos o certificado Sou Triatleta. Também estiveram presentes o secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, o presidente da Federação Paulista de Triathlon, Rychard Hryniewicz Júnior, e o presidente da Apani, Eduardo Bordin. Das arquibancadas, os pais puderam acompanhar e torcer pela criançada.

“Tivemos 100% de aproveitamento dos alunos. Eles acharam o simulado um pouquinho mais difícil do que esperavam, mas todos souberam lidar muito bem, inclusive com aquele nervosismo da prova”, elogiou o professor Thiago Mantovani. “Também tivemos um feedback muito bom dos pais, que elogiaram nosso método de ensino e a maneira de lidar com as crianças. Eles perceberam que, além de ensinar o triathlon de uma forma lúdica e melhorar o desempenho físico, estamos ajudando a desenvolver o caráter das crianças.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões