Escolinha de Triathlon tem dez atletas no pódio do Brasileiro Sprint

Segunda etapa da competição foi realizada neste domingo (12), Dia das Mães, no Rio de Janeiro

Os jovens talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões celebraram o Dia das Mães no pódio, neste domingo (12). Dez alunos do projeto paranaense terminaram no Top 5 do Campeonato Brasileiro Sprint de Triathlon. A segunda etapa da competição reuniu alguns dos principais atletas da nova geração do esporte na Praia do Pontal, no Rio de Janeiro.

Para alguns, o objetivo era somar pontos para o ranking nacional. Assim, Gabrielle Lemes e Pedro Boff superaram o desgaste após o Pan-Americano de Triathlon de Monterrey e garantiram boas colocações. Gabrielle foi a campeã Júnior, com 01h07min54, formando uma dobradinha com Alice Forti Tinelli, medalha de prata com 01h12min59. Pedro Boff também conquistou a prata entre os rapazes, com 59min51, bem como o sétimo lugar geral. Roberto Paulo Licheski fechou o pódio em quinto lugar, com 01h00min49.

Bicampeã na Escolinha de Triathlon

Da mesma forma, Maria Fernanda Tinelli destacou-se na categoria Sub-23, com medalha de prata com 01h22min38. Além disso, outros três atletas foram ao pódio na categoria Youth. Amanda Moro foi a campeã, com 01h08min58. Já entre os rapazes, Henrique Mendes conquistou a prata com 01h05min36 e Vinícius Sant’Ana ficou em quarto lugar com 01h10min20.

“Foi a minha melhor prova no ano. As sensações foram boas, o lugar era bonito. Dessa maneira, tudo contribuiu para o resultado”, comemorou Amanda Moro. Vinda de São José dos Pinhais no ano passado, a atleta acumula medalhas no Brasileiro Infantil. Assim também como nesta temporada, em que já conquistou o segundo ouro na categoria Youth.

Estreante da Escolinha de Triathlon

A competição também teve espaço para os estreantes. Matheus Venâncio, por exemplo, fez sua primeira disputa na distância sprint, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Terminou em 13º lugar, com 01h30min30.

“O Matheus estreou na competição e foi super bem, considerando o que era esperado para ele nessa fase de treinamento”, elogiou o coordenador do projeto Ricardo Júnior Cardoso. “Como resultado do trabalho que estamos fazendo, o objetivo de todos foi alcançado, tanto no Brasileiro Infantil, semana passada, como agora com os atletas Júnior e Youth. Essa competição era um dos principais objetivos do primeiro semestre. Agora é se preparar para as competições do segundo semestre.”

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, com a finalidade de inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

 

Notícias relacionadas:

Desafio duplo na Escolinha de Triathlon: volta às aulas e estreia no esporte