A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Início da temporada 2019 tem desafios internacionais para triatletas paranaenses
Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões voltam aos treinos em busca de evolução, de olho também no Sul-Americano de Praia e na Copa Continental de Sprint Triathlon
A temporada 2019 começou cedo para os atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, empenhados em evoluir no esporte. De olho em provas internacionais como os Jogos Sul-Americanos de Praia na Argentina e a Copa Continental de Sprint Triathlon, em Brasília, o grupo de alto rendimento voltou aos treinos logo no dia 3. Os mais novos retomaram a intensa rotina nesta segunda-feira (21). Para eles, o foco é o Campeonato Brasileiro Infantil, palco de muito aprendizado e conquistas para a equipe ao longo de quatro anos do projeto, além de provas regionais no Paraná.
Pedro Boff e Gabrielle Lemes serão os representantes da Escolinha nos Jogos Sul-Americanos de Praia, disputado entre os dias 16 e 23 em Rosário, na Argentina. “O período de descanso que tivemos no final do ano foi importantíssimo para recuperar nosso corpo e deixá-lo pronto para a nova temporada”, explica Pedro Boff, que defendeu pela primeira vez o Brasil nas Olimpíadas da Juventude de Buenos Aires, no ano passado. “Na volta aos treinos, começamos com um ritmo mais leve, para condicionar o corpo. Chegando perto das competições, aumentamos a intensidade, treinando mais especificamente para a competição, no meu caso o Sul-Americano, já em março.”
Outros integrantes do grupo de alto rendimento, como Maria Fernanda Forti Tinelli, vão para a disputa da Copa Continental de Sprint Triathlon, dia 16, em Brasília. “Voltei há quatro semanas e estou fazendo um bom treinamento de base. Estou me sentindo muito bem, focada em me aperfeiçoar na bike, a modalidade em que tenho mais dificuldade”, conta Maria Fernanda. “Espero ter um ótimo desempenho nesta temporada e pontuar na categoria Júnior, porque no ano que vem vou subir de categoria.”
Para ajudar os atletas a alcançar seus objetivos e evoluir no esporte, a Escolinha de Triathlon planeja uma série de novidades.
“Este ano, temos planos de melhorar ainda mais os treinamentos para todas as categorias na Escolinha, trabalhando em conjunto mas respeitando o desenvolvimento individual de cada atleta”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto. “Receberemos bikes de ciclocross, para usarmos na nossa pista de MTB, reforçando o desenvolvimento técnico da equipe. Também receberemos rolos especiais para um trabalho técnico e específico com os atletas.”
Formando Campeões
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.