O PROJETO

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões nasceu em maio de 2015 com a missão de formar novos talentos do esporte. Pioneiro no Brasil, o projeto deu a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Curitiba uma oportunidade ainda rara no Brasil: treinar em alto nível, com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática da modalidade, como tênis e bicicleta.

De caráter educativo, o projeto quer transpor para as salas de aula valores importantes do triathlon, como disciplina, determinação, responsabilidade, respeito e trabalho em equipe. Assim, dá aos alunos todas as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos de sucesso. Como “efeito colateral”, descobriu alguns dos grandes talentos da nova geração do esporte, caso de Gabrielle Lemes, campeã sul-americana júnior de triathlon em 2018.

Expansão: 15 núcleos no Brasil

O primeiro núcleo da Escolinha de Triathlon foi o do Colégio da Polícia Militar do Paraná, por onde passam hoje mais de 80 alunos. Entre 2019 e 2020, o projeto se expandiu para outros seis núcleos, mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, CIC, Oswaldo Cruz, Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade. Em cada um deles, 40 crianças e adolescentes são recebem aulas de triathlon, totalizando 240 alunos.

Ainda em 2020, a Escolinha chegou a outros Estados do Brasil. Abriu dois núcleos em São Paulo – Campinas e Itu, cada um com 40 alunos. E inaugurou outros dois núcleos no Ceará – Aquiraz e Caucaia, cada um atendendo 50 alunos. E, em maio deste ano, o projeto chegou a Joinville, em Santa Catarine, e Ceilândia, no Distrito Federal, cada núcleo com 40 alunos. Atualmente, o projeto ajuda mais de 500 crianças e adolescentes a se tornarem campeões no esporte e na vida!

Todas as atividades são realizadas de acordo com a grade escolar e faixa etária dos mais de 500 atletas mirins integrantes do projeto, num ambiente seguro para a prática esportiva. Os treinos desenvolvem ao máximo as habilidades físicas e cognitivas dos alunos, e ainda atuam como ferramenta de apoio à educação, trabalhando valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe.

O projeto foi idealizado pelo atleta Juraci Moreira, medalhista pan-americano, hexacampeão brasileiro da modalidade e três vezes representante olímpico.”A escolinha de triathlon sempre foi um sonho! Hoje tenho a certeza de que posso contribuir para a formação de novos atletas. É uma retribuição de tudo o que o triathlon me proporcionou. Tive a felicidade de fazer da minha profissão o que começou como uma brincadeira de criança. Ir para piscina, nadar com meu pai, andar de bicicleta e correr pelo parque eram atividades normais. Não tinha pretensão de me tornar um atleta olímpico! Conheci o triathlon e me apaixonei.”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.