O PROJETO

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões nasceu em maio de 2015 com a missão de formar novos talentos do esporte. Pioneiro no Brasil, o projeto deu a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Curitiba uma oportunidade ainda rara no Brasil: treinar em alto nível, com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática da modalidade, como tênis e bicicleta.

O primeiro núcleo da Escolinha de Triathlon foi o do Colégio da Polícia Militar do Paraná, por onde passam hoje mais de 80 alunos. Entre 2019 e 2020, o projeto se expandiu para outros seis núcleos, mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, CIC, Oswaldo Cruz, Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade. Em cada um deles, 40 crianças e adolescentes são recebem aulas de triathlon, totalizando 240 alunos.

Ainda em 2020, a Escolinha chegou a outros Estados do Brasil. Abriu dois núcleos em São Paulo – Campinas e Itu, cada um com 40 alunos. E inaugurou outros dois núcleos no Ceará – Aquiraz e Caucaia, cada um atendendo 50 alunos. Atualmente, o projeto ajuda mais de 500 crianças e adolescentes a se tornarem campeões no esporte e na vida!

Todas as atividades são realizadas de acordo com a grade escolar e faixa etária dos mais de 500 atletas mirins integrantes do projeto, num ambiente seguro para a prática esportiva. Os treinos desenvolvem ao máximo as habilidades físicas e cognitivas dos alunos, e ainda atuam como ferramenta de apoio à educação, trabalhando valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe.

O projeto foi idealizado pelo atleta Juraci Moreira, medalhista pan-americano, hexacampeão brasileiro da modalidade e três vezes representante olímpico.”A escolinha de triathlon sempre foi um sonho! Hoje tenho a certeza de que posso contribuir para a formação de novos atletas. É uma retribuição de tudo o que o triathlon me proporcionou. Tive a felicidade de fazer da minha profissão o que começou como uma brincadeira de criança. Ir para piscina, nadar com meu pai, andar de bicicleta e correr pelo parque eram atividades normais. Não tinha pretensão de me tornar um atleta olímpico! Conheci o triathlon e me apaixonei.”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.